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 Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)

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AutorMensagem
Figa5

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Moto : tt600re

MensagemAssunto: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Ter Dez 21, 2010 11:32 pm

boas pessoal, aqui já alguém adaptou ou sabe como adaptar os 4 piscas numa mota?

abraço





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Cláudio Figueiredo


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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Qui Dez 23, 2010 7:15 pm

Figa5 escreveu:
boas pessoal, aki ja alguem adaptou ou sabe como adaptar os 4piscas numa mota?

abraço

Boas

Eu fiz isso no meu Datsun 1200... que era de 1970 e não trazia de origem.

tens que comprar mais um relé e um interruptor.

Eu quando tiver tempo faço um esquema disso... e é fácil...


ABR
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 24, 2010 12:50 am

Boas

Parecia fácil mas agora tenho algumas duvidas

Em primeiro o interruptor tem que ser duplo,

e o relé não sei se tem que ser trocado
O relé da XT funciona com um condensador que faz a temporização do tempo de intervalo...
ou seja quando se funde uma lâmpada começa a piscar mais depressa...
ao adaptar-mos as 4 lâmpadas pode fazer com que os intervalos sejam o dobro do tempo...
mas vai funcionar
mas certeza não tenho e tinha que experimentar primeiro...

Se o intervalo for muito grande podemos por um relé para piscas de Leds

A luz verde de sinalização não vai funcionar... ela fica a funcionar em circunstancias normais, mas quando ligarmos os 4 piscas ela apaga-se Neutral
penso que se pode contornar este problema com dois díodos e uma ligação ao negativo


Este é o circuito mais usado pela na XT600E e mais algumas XTs




Este é o circuito com a alteração...





@ Rikardo... podes dar aqui uma ajuda 🆘 🆘

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Pmvpires

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Moto : XT600E(2009-2014) / XT660R (2014-2017) / Deauville 700 (2017- )

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 24, 2010 12:55 am

Grande Edgar, sempre com tudo promenorizado....

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Abraços  
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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 24, 2010 12:03 pm

Boas

O relé dos piscas não poderá ser o mesmo, porque ele é desenvolvido pa x watts.
Ao colocar a funcionar os 4 piscas, a potencia alimentada dobra e, ou pisca muito depressa ou muito devagar .
Quando se coloca num pisca uma lampada de potencia diferente nota-se essa diferença.
Na xt nunca verifiquei esse aspecto, mas penso que deverá ser igual a outras motas.

Penso que o mais simples será comprar outro relé igual ao que está na mota e colocar os 2 relés depois do interruptor dos piscas, individualmente. Depois é só colocar um interruptor que active os 2 relés para ligar os 4 piscas.

Cumps

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Leitão
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Fortuna

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Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 24, 2010 12:41 pm

Sabendo o consumo das lâmpadas e as características do relé que está instalado na mota (se calhar é bom verificar se é o de origem) vê-se se é preciso um novo ou não...

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Fortuna
Riding to the final stage of evolution on my Yamaha XT1200Z Super Ténéré "First Edition"
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Edgar

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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sex Dez 24, 2010 4:55 pm

boas

As indicações do relé são estas,

e segundo parece ficava a picar cerca de 40 vezes por minuto com 4x21W




mas durante a semana vou tirar isso a limpo


ABR
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Rikardo

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Moto : Princesinha do agreste

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sab Dez 25, 2010 10:49 pm

Boas só agora vi o post estamos numa época um pouco atarefada ha varias maneiras de fazer esse circuito mas na minha opinião fazia como explica o Edgar é sem duvida o mais pratico vais é mexer no sistema da mota mas é um trabalho mais limpo do que fazer um circuito de novo quanto ao rele tens duas hipóteses 1º ligas com o mesmo e ele vai ser mais lento 2º se não te agradar compras outro com mais potencia ou 3º compras uma lâmpadas mais fracas .
No relé pode ler-se 21wx2 3.4w equivale a lâmpada do pisca + a lâmpada do avisador .
Esquemas é sem duvida com o edgar mas acho que aquele esquema esta explicito se tiveres duvidas pergunta que a malta tenta explicar doutra forma talvez mais simples.

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Homem que é Homem não chupa o mel Come a Abelha
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Figa5

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Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sab Dez 25, 2010 11:26 pm

boas, obrigado pessoal, entao resumindo isto tudo por crianças
puxo os fios dos piscas a saida do comutador dos piscas L e R, e basta por um rele e um botao, basicamente é isto certo?
depois falta é saber os Watts a usar no rele...

tenho que arranjar 1º uma mota pa fazer de cobaia pos testes

o mais que pode acontecer é ter que arranjar uns fusiveis de reserva :kboom:

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Cláudio Figueiredo


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Figa5

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Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Sab Dez 25, 2010 11:34 pm


outra questao o rele fica onde esta no esquema ou fica depois do interruptor?

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Cláudio Figueiredo


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javleitao

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Moto : Yam TT600S & Kawa KLE500

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 12:10 am

Boas

Talvez o melhor seja experimentares essa maneira de como o Edgar fez no esquema, e logo vês a diferença de velocidades dos piscas com 4 piscas e 2 piscas .
A velocidade a que piscam os 4 piscas até podem satisfazer e é só montares definitivamente o interruptor .
Para experimentares isso tens apenas de ter acesso aos 3 fios que vão ao interruptor dos piscas
Não precisas de colocar nenhum relé nem mexer no que lá está.

Agora para piscar à mesma velocidade os 4 piscas e 2 piscas terás que usar mais um relé.

Quando se diminui a potencia das lampadas para as que o relé foi construido, o relé tem tendencia a que quando é acionado, ele seja mais lento a reagir fazendo tipo "máquina de costura".

Cumps

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Leitão
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Figa5

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Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 12:55 am

ya é isso vou esperimentar meter so o interruptor pa ver como fica...

abraços

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Cláudio Figueiredo


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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 1:02 am

Figa5 escreveu:

outra questao o rele fica onde esta no esquema ou fica depois do interruptor?

Assim não vai funcionar Neutral

para pormos um 2ª relé... tem que ser assim...





De qualquer das formas, vou tentar fazer as coisas esta semana doutra maneira ...
E a forma mais fácil e rápida que encontrei...

Vou usar os fios da lâmpada de sinalização para servir de interruptor para os 4 piscas
e depois basta seleccionar esquerda ou direita para piscarem os 4 com o interruptor de origem
Desligando o interruptor que fica junto a lâmpada de sinalização, volta tudo ao normal...
Vou fazer isto e depois meto um video do resultado



Estou super interessado em meter isto em funcionamento,
para aumentar a segurança quando há nevoeiro (Eskimós )


ABR
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Figa5

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Moto : tt600re

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 1:19 pm

ya dá jeito e como é uma coisa que nao vem de origem e tem a ver com a segurança da gosto fazer estas cenas...
mas cuidado se houver inspecçoes estamos feitos :lol!: :lol!:

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Cláudio Figueiredo


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Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Adaptar 4 Piscas (Piscas de Emergência)   Dom Dez 26, 2010 7:38 pm

Boas

Tenho boas noticias

É muito fácil por uma XT a piscar com os 4 piscas...
e quando digo XT... quero dizer XT - Z - K - E da 350 a 750cc

Fiz uma experiência e vejam o resultado




isto do video foi a teoria posta em pratica...
e o ciclo de piscadelas por minuto mantém-se igual
e para fazer o trabalho definitivo e em condições para uma utilização pratica... basta ter este material...

Um interruptor...
um pouco de fio...
e duas junções auto, para evitar cortar fios...



O esquema eléctrico para fazer isto, é este: (clicar em SPOILER)
Spoiler:
 


Logo que tenha possibilidade monto isto e faço um tutorial...

Sobre as consequências que pode ter no relé...
visto que em circunstancias normais ele trabalha com cerca de 4 Amperes,
e agora vai ter 8 Amperes a passar pelo contacto
Está em estudo... mas tudo indica que o relé tem um filtro que vai absorver o tal "celfo" do contacto...
e o contacto está preparado para 30 Amperes...
mas certezas ainda não há... mas vai haver

ABR
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