Fórum para os proprietários e simpatizantes da Yamaha XT - Z - K - E - R - X - W ; TT- R - E ; TDM; e outras Motos ...

InícioPortal*FAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Xt'S instaveis a "altas" velocidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
rui braz

Moto : XT 660 Z

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Ter Nov 23, 2010 11:20 pm

Tens a folga e a "cama" da caixa de direcção .

A folga, quando travas a fundo faz um clank.

A cama pôes a moto no central e com a roda da frente no ar rodas o guiador para um lado e para o outro, se tiver um ressalto no meio o rolamento da caixa tem uma "cama".

Mas como o Nuno disse e bem tens de ver as afinações da suspenção.

Mas primeiro que tudo tens de mudar o oleo das bainhas ( que palpita-me deve ter uns bons kms ) .
Se tiveres pneus já muito gastos tb pode acontecer a moto "abanar".
Os pesos do guiador não evitam que a moto abane evitam sim vibrações do guiador.

Todos estes factores ( e mais alguns ) conjugados provocam o abanar da moto em altas velocidades

As rodas 21, não andam depressa???
Depende do KDU

MLinhares

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Ter Nov 23, 2010 11:36 pm

Quando a moto vier da oficina, vejo se melhorou alguma coisa 8)

Se estiver na mesma, vou seguir os conselhos do pessoal

Depois, vou precisar da ajuda do pessoal
Kawazaki

Moto : Honda Deauville 650

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qua Nov 24, 2010 11:42 am

Bem dito Braz, esqueci-me de falar na troca do óleo da suspensão, por um óleo mais grosso, para dar mais dureza á suspensão da frente.

Setúbal
Pedro BC

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qua Nov 24, 2010 12:22 pm

Vou também opinar.

Na minha TT600E a partir dos 120 até um pouco menos, começa a abanar, é um facto desagradável.

Na minha modesta opinião a moto tem uma frente muito leve e o amortecedor de trás é demasiado mole, ou seja, à medida que a velocidade vai aumentando a tendência da frente é aligeirar o contacto com o alcatrão.

Podemos melhorar, dando mais pré carga no amortecedor traseiro, mas confesso que mesmo aumentando a pré carga, que é um pincel de se fazer, a moto melhora mas não fica perfeita e perde muitas qualidades em TT, portanto eu não o faço, porque gosto de curtir a moto em todo o tipo de pisos.

Relativamente aos contrapesos, não creio que se resolva o problema, pode ligeiramente minimizar, mas ponho algumas reticencias.

Outra coisa que li e que na minha tt garantidamente não aconselho a testar, é largar o guiador quando a moto começar a abanar, enfim quem quiser largar que o largue eu não o largo de certeza.

Mudar o óleo da suspensão da frente, duvido igualmente que resolva o problema, só o resolveria se o meu diagnostico estiver errado, essa alteração é boa se quiseres a frente mais ou menos firme, uma alternativa à alteração do óleo, é colocares uns tacos de teflon, eu coloquei uns na minha e ficou com a frente muito mais firme e consequentemente agora absorve de outra forma os contornos do terreno quando se anda no monte.

Uma moto que anda preferencialmente em alcatrão, eu a única coisa que fazia era enfiar mais pré carga no amortecedor de trás, na KTM 950 que é fácil alterar a pré carga, para Vos dar uma ideia, no monte abro a mola toda, chego ao alcatrão dou 15 voltas completas à torneira, até deixo de chegar com os pés ao chão tal a dureza com que a mola fica.

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qua Nov 24, 2010 4:51 pm

Os factores de afinação de uma suspenção são tão variáveis...

O peso do "artista", aqui as suspenções tem de ser afinadas de acordo.
a temperatura ambiente
o oleo das suspensões
o amortecedor que se encontra nas bainhas
o amortecedor de trás
os penus
e outros ....

Nuno a dureza não é sinonimo de estabilidade!

As suspensões funcionam para que todos os veiculos que as teem funcionem devidamente quando em contacto com o solo, se as endureceres muito, todo esse processo fica muito "rijo", o melhor será encontrar um compromisso entre o muito rijo e o muito macio, assim todas as irregularidades serão absorvidas correctamente.

Como o Pedro diz: Citando o Pedro/ Na minha modesta opinião a moto tem uma frente muito leve e o amortecedor de trás é demasiado mole, ou seja, à medida que a velocidade vai aumentando a tendência da frente é aligeirar o contacto com o alcatrão.

Se com a frente mais firme (mudança do oleo, outra mola, outras afinações ) "talvez" isso não acontecesse.
Por isso a KTM 950 funciona tão bem.

O compromisso entre a frente e a traseira tem de ser o ideal.

A XT660Z é "quase" o exemplo correcto , uma excelente frente e uma traseira muito boa.

MLinhares

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 11:58 am

A menina já está quase a sair da oficina

Mas KTM950 i XT660Z, já são motos mais recentes, logo as marcar tinham que melhorar alguma coisa na construção das motos
Pedro BC

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 5:38 pm

rui braz escreveu:

Como o Pedro diz: Citando o Pedro/ Na minha modesta opinião a moto tem uma frente muito leve e o amortecedor de trás é demasiado mole, ou seja, à medida que a velocidade vai aumentando a tendência da frente é aligeirar o contacto com o alcatrão.

Se com a frente mais firme (mudança do oleo, outra mola, outras afinações ) "talvez" isso não acontecesse.
Por isso a KTM 950 funciona tão bem.

Desculpa mas não estou lá muito de acordo. À medida que se imprime mais velocidade à moto, a tendência natural é o amortecedor traseiro entrar em esforço e quanto mais mole este estiver, menos consegue compensar esse esforço exercido pela velocidade / aerodinâmica da moto. O resultado dessa incapacidade de absorção do esforço pelo amortecedor traseiro, resulta que a traseira da moto fique tipo espalmada e frente compensa subindo, resultado a moto perde parte do contacto necessário com o alcatrão, criando a instabilidade que muitos de nós sentimos.

Esta situação nas TT600E é ainda mais visível (e creio que nos casos das XT idem) porque as frentes já por si leve, por exemplo na TT600R que tem a mesma frente, mas que compensa com um bom amortecedor ohlins atrás, já nada disto acontece, porque o amortecedor não espalma, continua na sua posição natural.

Portanto a melhor forma de compensar essa moleza do amortecedor é dar-lhe pré-carga, ou seja numa linguagem mais corriqueira, dar-lhe firmeza.

As molas da frente na minha opinião, para aqui não são chamadas, podes afinar, mudar óleo, anilhas o que quiseres, mas duvido que por ai corrijas o problema da moto abanar quando atinge uma determinada velocidade.

Mas pronto, no final deste blá blá blá confesso que não percebo nada de motos .

Moto : XT 600 Edventure

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 7:03 pm

Boas

este assunto da pano para mangas

Pedro BC escreveu:
Esta situação nas TT600E é ainda mais visível (e creio que nos casos das XT idem)

Só para criar mais confusão

A TT600 tem o quadro da YZ, e o ângulo do trail é diferente da XT
(ângulo da suspensão da frente)

ABR
http://vadiodaxt.blogspot.com/
Fortuna

Moto : XT12 - Man Edition

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 9:04 pm

Eu sei que sou muita chato mas continuo sem perceber esta conversa toda por causa de uns abanicos...

Lembro-me do tempo de o pessoal querer por as 50cc a andar. Elas andar andavam, mas a estabilidade OBVIAMENTE ficava em casa. Pior, tal como na maior parte do chuning dos putos novos, esquecem-se que o que anda muito tem que ter mais poder de travagem e... ficamos por aqui.

Isto para dizer que tal como as 50cc, para meter uma xt a andar a 140/150 (a proposito conheci ums "50s" a dar isso) sem sacudir só há uma maneira. GASTAR DINHEIRO.

Não é com meia duzia de clicks numa suspenção nem com lastro que a mota vai ficar diferente. Essa mota foi feita para para durar o que é proporcional ao motor que tem, logo não anda muito...

Literalmente, não é defeito, é feitio (foi desenhada assim)

Podem pagar a consulta à saida

paulo

Moto : Yamaha XT660Z TÉNÉRÉ...&...YZ250F .... DRZ400S

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 9:11 pm

Fortuna escreveu:

Podem pagar a consulta à saida

quantas minis fortuna

Pedro BC

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 9:13 pm

Tema a ser debatido no jantar de natal, depois de umas valentes jolas, no final fazemos os vários destes na moto do Edgar :

Ou na minha TT que vou ver se a trago para cima, de forma voces a ver aquela belezura.

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 9:14 pm

@paulo

Bem-visto

@pedro

Como a gaija vai não sei se vou beber... muito.

rui braz

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 9:27 pm

Pedro BC escreveu:

Desculpa mas não estou lá muito de acordo. À medida que se imprime mais velocidade à moto, a tendência natural é o amortecedor traseiro entrar em esforço e quanto mais mole este estiver, menos consegue compensar esse esforço exercido pela velocidade / aerodinâmica da moto. O resultado dessa incapacidade de absorção do esforço pelo amortecedor traseiro, resulta que a traseira da moto fique tipo espalmada e frente compensa subindo, resultado a moto perde parte do contacto necessário com o alcatrão, criando a instabilidade que muitos de nós sentimos.

Esta situação nas TT600E é ainda mais visível (e creio que nos casos das XT idem) porque as frentes já por si leve, por exemplo na TT600R que tem a mesma frente, mas que compensa com um bom amortecedor ohlins atrás, já nada disto acontece, porque o amortecedor não espalma, continua na sua posição natural.

Portanto a melhor forma de compensar essa moleza do amortecedor é dar-lhe pré-carga, ou seja numa linguagem mais corriqueira, dar-lhe firmeza.

As molas da frente na minha opinião, para aqui não são chamadas, podes afinar, mudar óleo, anilhas o que quiseres, mas duvido que por ai corrijas o problema da moto abanar quando atinge uma determinada velocidade.

Mas pronto, no final deste blá blá blá confesso que não percebo nada de motos .

Começando pelo fim

Tb não percebo nada de motos, tudo o que posto aqui tem a ver com os kms e as motos que já tive e as sensações por elas transmitidas, não leio nada de entendidos na matéria, ou seja "falo" um pouco de ouvido/sentir.

Não concordas comigo então quando eu digo que a frente tem de ser firme sem ser demasiado rija?
Vou falar de um caso que me aconteceu, precisamente na frente, num dos apertos da caixa da direcção apertei demais e a moto ficou muito dura na torção, inclinação da moto , a altas velocidades ( 160 / 180 ) a moto abanava tanto que tinha que desacelerar para não cair .... fiquei .... mexe daqui mexe dali , resolvi desmanchar toda a frente e lubrificar e tornar a apertar .

Conclusão, ficou uma maravilha, o que fiz foi deixar mais frouxo o aperto na caixa de direcção, não abana e sinto a frente sempre muito firme.

Concordo plenamente contigo quando dizes : O resultado dessa incapacidade de absorção do esforço pelo amortecedor traseiro, resulta que a traseira da moto fique tipo espalmada e frente compensa subindo, resultado a moto perde parte do contacto necessário com o alcatrão, criando a instabilidade que muitos de nós sentimos.

Mas, colmatas isto com uma frente em condições com uns bons amortecedores, ou seja , se tiveres uma moto bem equipada de amortecedor traseiro e da frente toda esta oscilação desaparece, ou pelo menos diminui !
Só abanarão mediante uma muito forte aceleração ou em que a velocidade é muita e acontece o que referiste em cima " Traseira espalma e a frente compensa subindo " .

Não tens de pedir desculpa se não concordas!

Que grande testamento

rui braz

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 9:29 pm

Épa, eu pago uma rodada de minis...

depois de quase meia hora a escrever
Fortuna

MensagemAssunto: Re: Xt'S instaveis a "altas" velocidades   Qui Nov 25, 2010 10:07 pm

Para a traseira ficar assim tão mole que mostre o que descrevem há poucas razões (digo eu...)

- amortecedor traseiro em fim de vida
- um amortecedor MESMO muito mau (por ter defeito...???)
- alguém tentou afinar o que não devia - o que me faz lembrar que aperto demais na traseira pode ser igualmente mau

Xt'S instaveis a "altas" velocidades
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [Dúvida] Capacetes Nasa x MT x LS2
» Instabilidade na SRAD 1000
» qual desses capacetes é melhor ???
» B-KING
» Xt'S instaveis a "altas" velocidades

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube XT Portugal :: > Geral :: OFICINA-